Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Press Kit Worldspan

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Travelport planta 184 árvores para compensar as emissões de gases de efeito estufa

Empresa promove ação ambiental com o objetivo de estimular a compensação voluntária entre os profissionais da área de turismo no 33º Encontro Braztoa

São Paulo, 25 de março de 2010- A Travelport, uma das líderes mundiais em sistemas de distribuição global (GDS) e que opera as plataformas Galileo e Worldspan, investiu no plantio de 184 mudas para compensar o gás carbônico (CO2) emitido pelas atividades do 33º Encontro Braztoa (ECB), que acontece nesta quinta e sexta-feira, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. As árvores foram plantadas com o apoio da ONG SOS Mata Atlântica.

Idealizada pela companhia norte-americana, a iniciativa faz parte da campanha “Por um trade mais verde”, cujos objetivos são investir em projetos ambientais para compensar os efeitos das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e estimular a compensação voluntária dessas emissões.

Trata-se da segunda vez que a companhia promove a ação. “A Travelport já teve esta iniciativa em outros eventos no Brasil. Aqui no 33º ECB 2010, ela foi ainda mais abrangente, pois calculamos as emissões não só das caravanas terrestres, como das aéreas também”, declarou António Loureiro, diretor geral para a Travelport Portugal e Brasil.

Para chegar ao número de árvores necessárias a fim de compensar as emissões de CO2 emitidas direta e indiretamente pelo evento, a consultoria Key Associados levantou as fontes de emissão de gases de efeito estufa do evento e quantificou-as com base em informações fornecidas pela Travelport e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a Braztoa. Nesse levantamento, ficou constatado que, ao final do encontro, serão emitidos 25,73 tCO2e (gás carbônico equivalente), número que também inclui o deslocamento dos envolvidos na organização do evento.

O programa de compensação de emissões conta com o Selo Plantamos Árvores, concedido pelo Instituto Totum em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que autentica o desenvolvimento de todo o projeto. “Esse tipo de ação é muito importante porque dá grande visibilidade aos projetos de compensação de emissões, contribuindo não só para a compensação em si como para a divulgação dessa prática para um grande público, estimulando que outras empresas adotem estratégias semelhantes”, elogia a consultora do Instituto Totum Cláudia Veiga Jardim.

Além de subsidiar o plantio de mudas para a compensação das emissões relativas ao evento, a Travelport deixou à disposição de visitantes e expositores uma calculadora ambiental no site http://www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde/. Desenvolvida pela Key Associados, a ferramenta mede as emissões de CO2 geradas pelo transporte de cada um ao evento e informa quantas árvores nativas da Mata Atlântica devem ser plantadas para que tais emissões sejam compensadas. Essa indicação leva em conta pesquisa da própria consultoria e da SOS Mata Atlântica segundo a qual, em média, uma árvore nativa da Mata Atlântica seqüestra 140 Kg de CO2 equivalentes em 20 anos.



“É uma honra muito grande participar, em parceria com a Travelport, de um programa de conscientização ambiental tão forte. O turismo sobrevive do meio ambiente. Compensando as emissões de gás carbônico, estamos investindo em nosso próprio negócio”, disse Eduardo Barbosa, presidente da Braztoa.

Sobre a Travelport

A Travelport é provedora de serviços e líder em soluções cruciais para o processamento de transações para companhias que operam no setor global de viagens. A Travelport é formada pela divisão do sistema de distribuição global (GDS), que inclui as marcas Worldspan e Galileo; pela GTA, provedora multicanal líder em serviços de hotelaria e terrestres; E a Airline IT Solutions, que hospeda aplicativos cruciais para desempenho e oferece soluções corporativas e de análise de dados para grandes companhias aéreas. Com receita de 2,2 bilhões de dólares em 2009, a Travelport opera em 160 países e tem cerca de 5.400 funcionários.

A Travelport também possui cerca de 48% da Orbitz Worldwide (NYSE: OWW), líder mundial entre as agências online de viagens. A Travelport é uma companhia privada, propriedade do The Blackstone Group, da One Equity Partners, da Technology Crossover Ventures e da administração da Travelport.

Sobre a BRAZTOA

A Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, fundada em 1989, é a mais importante e representativa entidade do setor no país, com abrangência nacional. Reúne atualmente 76 associados, responsáveis por mais de quatro mil empregos diretos, 80% dos pacotes turísticos comercializados e 20% dos bilhetes emitidos no país. Seus associados representam, com exclusividade, mais de 200 produtos entre companhias marítimas, redes hoteleiras, locadoras de veículos, companhias aéreas, cartões de assistência internacional, organismos de turismo, operadoras internacionais, parques de diversões etc.


Mais informações para a imprensa:
Karina Rodrigues
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8527
E-mail: redacao1@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br